quarta-feira, novembro 22, 2006

A.S.S. (Artistas são um saco)

São. Eu sei porque convivi com eles, sei, porque sou um deles e francamente, que raça lastimável.

Para ser artista com todos os "A"s que a palavra merece (acho que são dois) é necessário uma boa carga de pedantismo e auto-importância infantil (talento é opcional), basta apenas você começar a valorizar o próprio umbigo, que alguém sempre acredita na lorota.
São estas coisas que ainda me surpreendem no mundo.

Não dá para culpar... quando alguém pergunta algo como "de onde você tira suas idéias", vocês não imaginam como é difícil resistir à tentação de assumir um ar de quem sabe o segredo do universo ou de pessoa iluminada por Deus ou algo do gênero, incubida da missão sacra de tornar a vidinha humana um pouquinho mais suportável com nossas historietas, mas a verdade é uma só: Não fazemos a menor da menor das idéias sobre de onde vem as idéias.
Elas simplesmente aparecem.
O truque geral é fazer parecer que sabemos muito mais do que realmente sabemos ou que somos muito mais interessantes do que realmente somos.

Então, fica o aviso, na próxima vernissagem, aproxime-se do autor, fale mal dos sapatos dele, diga que ele tem cara de quem deve ser péssimo em esportes e comente que sua obra é uma bosta.
Se ele manter o sorriso no rosto imperturbável e concordar sem nenhuma reação, parabéns, você está diante de um autêntico artista.

Ou um grande ator.

Fábio Ochôa

2 Comments:

Blogger Bruno "Jesus" said...

Cara, a palavra "artista" hoje se refere a uma coisa tão pedante e estúpida e medíocre que eu acho que deveria ser criada uma outra palavra para pessoa-inteligente-que-produz-alguma-coisa-boa,
Por exemplo... grbovnz.
Aí "artista" seria um idiota que faz bosta como tem muitos pela volta e grbovnz seria Will Eisner, John lennon, Herman Hesse, etc.

7:01 PM  
Blogger Fábio Ochôa said...

Diga o que quiser, eu ainda acho que o mundo está condenado.

1:40 PM  

Postar um comentário

<< Home