sábado, dezembro 09, 2006

O Genial Kyle Baker




Falar que não tem mais nada de bom ou original hoje em dia, bater de ombros e aceitar a mesmice é fácil.
Difícil é olhar para o lado e ver o que anda saindo por aí.
Sempre existiu e sempre existirão artistas com algo novo a dizer e com uma qualidade anos-luz à frente de seus contemporâneos.
Kyle Barker, felizmente, é um deles.
E espero que ele seja reconhecido como o gênio que é ainda em vida e não 100 anos após sua morte, como é mais usual.

Ele produziu alguns dos melhores quadrinhos dos últimos 10 anos, versátil como o diabo, tudo que ele faz tem aquele gosto um tanto estranho e exótico, que precisa de pelo menos umas duas leituras para começar a ser absorvido.
Instigante, no mínimo.

Me lembro quando conheci seu trabalho como desenhista em O Sombra (há muito, muito tempo atrás), era algo tão fora dos padrões - e estamos falando de um título cujos desenhistas anteriores haviam sido Howard Chaykin e Bill Sienckiewicz- que fiquei na dúvida se aquele material era MUITO bom ou MUITO ruim.
É aquele tipo de coisa que te deixa meio sem teto para julgar.
Depois, como sempre acontece nestes casos, a dúvida começa a virar admiração. Curiosamente foi mais ou menos a mesma reação gradual que tive aos trabalhos de Chaykin e Sienckiewicz, hoje eu adoro os dois. American Flagg e Elektra Assassina estão entre meus quadrinhos eternos.

Depois lí dele Justiça Ltda, sem exagero uma das melhores e mais subestimadas hq´s dos anos 80, fica aí minha recomendação, se você puder, leia.
Uma história pra lá de boa com um acabamento gráfico requintadíssimo.

Infelizmente, Baker tem pilhas de álbuns autorais publicados no exterior, mas nenhum deles veio para cá, uma de suas últimas obras foi Plastic Man (Homem-Borracha, eu acho, aquele dos óculos, estes caras que se esticam tem todos nomes parecidos), tive a chance de ler alguma coisa e é simplesmente imperdível.

Se alguém quiser convencer a Panini a publicar o título por aqui, eu não acharia má idéia.

Fábio Ochôa

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Plastic Man é o Homem-Borracha mesmo e, infelizmente, foi cancelado lá fora (o que diminui consideravelmente as chances de ser publicado por aqui), mas é divertidíssimo, uma das melhores iniciativas da DC - entregar o personagem a alguém tão fora-do-convencional!

6:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

tive a chanse de ler uma boa quantidade do Homem-Borracha, o titulo é genial, tamto na história quanto no desenho que se parese ser feito sob medida para o heroi, pena ele ter poucas chanse de aparecer por aqui.

8:16 AM  
Blogger Fábio Ochôa said...

vamos ver Raul, depois de New Frontier Blacksad e Blueberry, ando mais esperançoso com a Panini!

1:09 PM  
Blogger Fábio Ochôa said...

Falando nisso, Tiago, tú não tá me devendo, digamos, uns 18 scans do Homem-Borracha?

1:09 PM  

Postar um comentário

<< Home