quinta-feira, junho 15, 2006

Dez Anos Sem Calvin & Haroldo...


Me lembro bem no segundo grau, no intervalo das aulas eu lendo uma matéria em uma Wizard comprada na véspera sobre a desistência de Bill Watterson em produzir a tira Calvin & Haroldo.

Ele havia tomado a (sábia) decisão de abandonar a tira enquanto ele se encontrava em seu auge criativo, de forma a não sabotar o próprio trabalho, trocando em miúdos, "sair enquanto estava por cima".
No topo do meu cinismo, imediatamente imaginei que ele voltaria dentro de um ou dois anos, à medida que as ofertas de retornos fossem ficando mais polpudas.
Pois bem, já faz 10 anos que isso ocorreu. Watterson nunca voltou atrás em sua decisão e não dá indícios que irá voltar.
Aliás, Watterson aparentemente foi sugado por algum buraco negro neste período de tempo, ou foi caçar andorinhas nas matas de Bornéu, pois nunca vi mais nenhuma nota com qualquer notícia sobre o autor.

E nestes dez anos a saudades aumentou.
Nenhuma tira ou personagem chegou nem perto de suprir a falta que estes personagens fazem, seja em qualidade, seja em carisma.
Ô droga.

Calvin & Haroldo, junto com Love & Rockets e V de Vingança, talvez seja minha trinca de quadrinhos favoritos (embora sinta que devia colocar Mafalda e Blueberry neste rol, este é meu problema com listas, elas sempre tendem a crescer) e Bill Watterson sempre foi para mim uma grande influência, oferecendo não apenas uma piada rápida no espaço limitado de 3, 4 quadros, mas sim uma boa dose de observação humana, humor ferino e ternura neste espaço tão limitado dos jornais.

É um dos artistas que mais tentaram expandir as dimensões humanas deste mundinho tão pequeno e asséptico das tiras, talvez eu colocaria George Herriman e seu Krazy Cat, junto com ele, Walt Kelly e seu Pogo, Charles Schultz e Snoopy e obviamente Laerte Coutinho e Quino e sua Mafalda.
E olha que acho que a lista acaba por aqui mesmo...6 nomes em uma indústria com mais de 100 anos...para ver o tamanho do buraco...
E sem a engraçada amizade de um garoto e seu tigre de pelúcia imaginário, o mundo dos quadrinhos fica um pouco mais frio. A mesa posta fica sempre com a sensação de uma cadeira vazia no ambiente.

Watterson se aposentou, Quino não faz mais Mafalda, Schultz está morto e Bush está no poder. Cacete! Que craca de mundo é esse?

Fábio Ochôa

7 Comments:

Blogger Max Junior said...

Nem me fale Fabio!
Sou fã de Calvin e seu Tigre Haroldo, tenho até camiseta dele hehehehe
Tinha apenas um exemplar que dei pra minha ex noiva, aquela dos meus tempos de de mineiro lembra?
Pois é, agora, aqui em Belém, só não fica dificil achar algo porque existe internet e suas lojas online.
Fora isso ia ser dificil achar algo

3:14 AM  
Blogger Fábio Ochôa said...

E aê Max!
Olha, eu tenho uns seis exemplares garimpados por aí, infelizmente, o resto só na HD mesmo.

O mercado de hq em Belém é tão caidaço assim?

11:36 AM  
Blogger Eduardo Hoewell said...

Não conheço muito do trabalho dele. Sabe como é, minha aculturação quadrinística...
Nada que não seja remediável.

Não esquece de adicionar na tua lista final: Christopher Reeve também se foi.

2:33 AM  
Blogger Fábio Ochôa said...

Não existe desculpa para não ler Calvin & Haroldo. Todo mundo deveria ler, brasileiros, americanos, chineses, javanesas, brancos, negros, vermelhos, lilases, pobres, ricos, papais noéis, coelhinhos da páscoa, etc.
Tudo bem, eu resolvo isso, já foi pra lista de empréstimos.

Quanto à lista final, teve um comentário muito engraçado do Jô Soares, feito logo que o Reeve morreu, que era assim "vejam só que mundo é esse...Bin Laden está à solta...Bush está no poder...e o Superman está morto".

Qualquer semelhança não é coincidência, é plágio mesmo.

4:29 PM  
Blogger Eduardo Hoewell said...

Droga!!!
Aquele gordo me Plagiou!!!

12:41 AM  
Blogger Fábio Ochôa said...

Processo nele.

10:32 AM  
Blogger Bruno "Jesus" said...

Poxa,pensando bem agora, Calvin e Haroldo é uma influência pra minha vida , não e pra minah carreira...

E que engraçado, não há como não sentir que a perda de C&H de outro modo a não ser como uma morte (mesmo que o Watterson esteja ao que parece vivo)... quando eu penso na falta que sinto deles, sinto o mesmo do que com relação ao Einser, e a meus avós e outros tantos...

12:07 AM  

Postar um comentário

<< Home